Quem é dono de gato com certeza já encontrou um presente curioso pela casa, como o corpo de um rato, uma barata morta ou até um passarinho abatido. Apesar de ser uma situação um tanto repugnante para os humanos, essa atitude é apenas uma demonstração do instinto de caça de um felino.
Para compreender melhor esse comportamento, é preciso analisar a origem selvagem desses caçadores.
Toda a anatomia dos gatos, desde as garras até os sentidos apurados, faz deles caçadores natos. Para apurarem seus instintos, as mães ensinam aos filhotes várias técnicas de captura de animais, e uma delas é levar as presas já mortas para os bichanos.
Por isso, quando seu gato leva um inseto ou pássaro morto para você, saiba que ele está apenas replicando o que a natureza o ensinou. O gato percebe que o dono não é um caçador, por isso ele vai repassar suas técnicas.
Mas apesar da motivação carinhosa, muitos donos ainda acham esse comportamento nojento. Algumas dicas podem ajudar a diminuir essa atitude.
Uma delas é investir em brinquedos e brincadeiras que simulam uma caçada. Dessa forma, o gatinho não precisa ir para fora de casa para matar um animal de verdade e levar para o dono. Também é importante se livrar do “presentinho” o mais rápido possível para o gato não tornar isso um hábito, e também por questões de higiene.
Curta nossa página no Facebook:
(15) 3259-2269