O momento em que nossos bichinhos precisam de remédio, seja qual for o motivo, é sempre bem difícil. Tudo isso piora quando o dono precisa dar a medicação para ele, o que não é uma tarefa fácil.
Tomar remédio pode ser algo bem chato para os humanos, então imagina para os cachorros que têm sentidos mais apurados, como paladar e olfato. Felizmente sempre há truques para tornar essa missão um pouco menos traumática, tanto para o dono quanto para o cãozinho.
Veja algumas dicas de como oferecer remédio para seu cachorro:
Prepare um ambiente tranquilo
Deixe o local calmo para o cão se sentir o mais relaxado possível. Se ele estiver aflito, agressivo ou hiperativo, tudo fica mais complicado. Separe um lugar adequado e ofereça o remédio de primeira, sem disfarçar. Se tiver sorte, o cachorro pode comer ou tomar o medicamento sem saber o que está engolindo.
Misture o remédio na ração
Essa tarefa precisa da agilidade do dono. Na hora que o cachorro estiver comendo, coloque o remédio no meio da comida. No momento de muita fome, ele pode engolir o comprimido junto com a ração. Muitos donos acham que colocar o remédio em comida humana, como salsicha ou pão, pode funcionar. No entanto, essa prática não é recomendada, pois pode piorar a saúde do pet.
Ofereça como petisco
Esse é um truque muito comum e pode funcionar tanto para comprimido quanto para remédio líquido. Ofereça o remédio como um mimo ou uma recompensa por qualquer boa atitude dele. Alguns cãezinhos podem cair de primeira.
Use uma seringa
Quando se trata de remédio líquido, a melhor solução é a seringa. Coloque-a na lateral da boca, entre os dentes e a gengiva, e jogue o líquido bem rápido para que o cachorro não cuspa. É importante que o animal esteja calmo para que ele não machuque seu tutor por defesa.
Se nada funcionar, abra a boca do cachorro
Parece maldade, mas às vezes a melhor forma de dar um remédio para um cão é forçando a boca dele. Novamente, é importante ter certeza de que o pet está tranquilo, pois será preciso colocar a mão dentro da boca e deixar o remédio bem lá no fundo, próximo a garganta. Feche a boca do cachorro fazendo com que ele olhe para cima. Em seguida faça uma massagem no pescoço dele para que engula a medicação. Todo esse processo também deve ser bem rápido.
No final dessa missão, não esqueça de dar água e também um petisco para o cachorro, assim a experiência será menos traumática. Caso ele ainda tenha muita resistência aos remédios, procure a ajuda de um especialista.
Curta nossa página no Facebook:
(15) 3259-2269